Você sabe a importância do coleto das árvores?

Coleto é o espaço disponível na área das árvores nas calçadas (geralmente com terra exposta), esses espaços são de grande importância para o meio ambiente, eles funcionam como captadores da água que vem da chuva, essa água penetra no solo e é absorvida pelas árvores e também vai para o encontro do lençol freático, renovando o solo. 

15 Set 2021, 15:15 Tempo de leitura: 2 minutos, 8 segundos
Você sabe a importância do coleto das árvores?

Em 2019, São Caetano promulgou a lei 5760 instituindo a regulamentação dos coletos no plano de arborização urbana do município. Coleto é o espaço disponível na área das árvores nas calçadas (geralmente com terra exposta), esses espaços são de grande importância para o meio ambiente, eles funcionam como captadores da água que vem da chuva, essa água penetra no solo e é absorvida pelas árvores e também vai para o encontro do lençol freático, renovando o solo. 

Apesar da lei, São Caetano não cumpre de forma efetiva a fiscalização dela, é possível encontrar em várias ruas da cidade árvores com fechamentos de cimento ao redor, o cimento, além de ser um canteiro irregular, impede a respiração dessas árvores. Insistir nessa prática é causar danos ao meio ambiente, a falta de água nas árvores resulta em perda de nutrientes nas raízes o que pode fazer com que a planta, inclusive, caia nas ruas e cause acidentes.

Uma das possíveis medidas para ajudar a organizar de forma sustentável a urbanização da cidade seria um manual de arborização urbana, sem esse  manual a cidade não consegue ter diretrizes específicas para pôr o plano em ação. Na cidade de São Paulo, por exemplo, onde existe um Manual de Arborização, o planejamento de coletos é feito através da necessidade de cada árvore e é dividido em três categorias: Arborização de Passeio em vias públicas; Arborização de Passeio em Vias Públicas;  Arborização em áreas livres, internas de lotes, glebas públicas ou privadas.

Em São Caetano, a única especificação para o coleto é que precisa ter trinta centímetros no sentido voltado para a rua e cinquenta centímetros para infiltração de água, dessa forma, não atende às necessidades de cada caso específico. Árvores têm tamanhos e necessidades diferentes.

Para além de leis, é preciso a fiscalização constante do coletos dessas árvores e pensar políticas públicas para planejar a cidade de forma sustentável, o debate sobre meio ambiente é central do nosso tempo, as mudanças climáticas estão aí e colocando em risco a vida humana. Por isso, é preciso pensar global e agir no local, a luta por fiscalização dos coletos é um passo nesse sentido e é uma bandeira do mandato das Mulheres por + Direitos. 

Quer saber mais sobre nosso mandato, passeie pelo nosso site e por nossas redes 😀