'

Vacina para todas(os) já!

por: Bruna Biondi

17 Mar 2021, 17:20
Vacina para todas(os) já!

Ontem (16/03) a Câmara de São Caetano aprovou um Projeto de Lei que permite que a cidade entre em um consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para a compra de vacinas. Esse projeto está em discussão por diversas cidades que tiveram interesse em participar desse novo consórcio. Aprovar o projeto não significa que já estamos comprando as vacinas, mas sim, que nossa cidade está um passo mais perto para poder comprar os materiais necessários para a vacinação e também as vacinas.

Na prática, o projeto está em pauta justamente porque o genocida do nosso presidente está totalmente omisso num processo de vacinação em que ele deveria ser um dos principais agentes para que tivéssemos no Brasil uma rápida vacinação em massa. Afinal, a gente sabe que a melhor saída para acabarmos com as mortes e recuperarmos nossa economia é com a vacina.

Por mais otimista que seja o cenário e, ele não é, sabemos que não chegará ao mesmo tempo vacina para todos os munícipes, por isso, achamos importante seguir uma ordem de prioridade de vacinação. O mandato coletivo das Mulheres por + Direitos propôs 3 emendas ao projeto para colocar os seguintes grupos em prioridade: 1. Profissionais da educação, afinal, voltar às aulas presenciais é essencial, mas só com segurança, 2. Doulas e cuidadores de idosos, que são categorias que estão no Plano Nacional de Imunização, mas que não entraram no plano do município e 3. Trabalhadores funerários, já que nesse novo pico da pandemia são pessoas muito expostas por lidarem com mortos contaminados pelo vírus.

Nossas emendas foram rejeitadas pela base do governo, o que para nós é uma contradição dos próprios vereadores que diversas vezes fizeram indicações para a inclusão de determinadas categorias mesmo sabendo que nem sequer tínhamos vacinas para essas pessoas. Agora que temos a possibilidade de comprar vacinas para o município, precisamos garantir a prioridade dos vacinados. Nosso mandato segue batalhando para isso e pela vacina para todos já!