fbpx

RELATÓRIO DOS IMPACTOS DA TEMPESTADE EM SÃO CAETANO DO DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2023.

Este relatório foi produzido pelo nosso mandato a partir de uma centena de denúncias de munícipes que ficaram sem energia e água por horas e até dias na última semana. Esse resultado, apresentamos aqui no nosso site e apresentaremos para todas as autoridades fiscalizadoras da ENEL e da Prefeitura de São Caetano do Sul. Na […]

10 nov 2023, 13:33 Tempo de leitura: 2 minutos, 8 segundos
RELATÓRIO DOS IMPACTOS DA TEMPESTADE EM SÃO CAETANO DO DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2023.

Este relatório foi produzido pelo nosso mandato a partir de uma centena de denúncias de munícipes que ficaram sem energia e água por horas e até dias na última semana. Esse resultado, apresentamos aqui no nosso site e apresentaremos para todas as autoridades fiscalizadoras da ENEL e da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Na última sexta-feira (03/11/2023) por volta das 16:00 fortes chuvas e um ciclone extratropical atingiram a Região Metropolitana de São Paulo causando fortes impactos na vida da população da região e na dinâmica das cidades, São Caetano do Sul foi uma das mais impactadas por esse fenômeno meteorológico.

Resultado desse fenômeno foi sentido diretamente pela população de São Caetano do Sul na interrupção do fornecimento regular de energia e de água para partes significativas da cidade. Diante desses acontecimentos, o mandato coletivo de vereadora das Mulheres por + Direitos (PSOL) produziu esse relatório após a coleta de quase de uma centena de denúncias de moradores da nossa cidade. O objetivo deste documento é apontar a realidade pela qual passaram os cidadãos de São Caetano do Sul, bem como, indicar possíveis insuficiências no fornecimento dos serviços públicos e de  gestão da crise da ENEL e da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul.

O que pretendemos mostrar aqui é que houve uma evidente demora tanto da ENEL como da própria Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul em atuar no restabelecimento de serviços essenciais para a população, o que acarretou em médias muito altas de horas sem luz e água nas residências dos munícipes que responderam o nosso formulário. Além disso, o tema da falta de água, do alto índice de queda de árvores, já apontado anteriormente pelo nosso mandato para o Executivo Municipal, mostra que a gestão municipal também teve pouca capacidade de ter políticas de planejamento e gestão da crise. Resultado direto dessa demora foram os crescentes impactos econômicos e sociais para a população de São Caetano do Sul que além da falta de energia e água teve que arcar com custos extraordinários nos últimos dias. Dessa maneira, fica evidente a necessidade de políticas compensatórias e emergenciais que reduzem o impacto das perdas econômicas dos moradores da nossa cidade o que pode fragilizar, sobremaneira, os setores mais vulneráveis da sociedade.

Veja o Relatório Completo Clicando Aqui!