Os casos de COVID-19 voltaram a subir em várias cidades pelo Brasil. Com o avanço da variante Ômicron, e ainda a presença da H3N2, a situação de postos de saúde e hospitais pode voltar a se agravar. Já vimos anteriormente o resultado de não levarmos a sério as medidas adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chegamos à triste marca de mais de 620 mil mortes no país. O Brasil ainda carrega e carregará por muitos anos o efeito devastador do governo negacionista de Bolsonaro. São Caetano já mostra um índice de aumento nas taxas de casos positivos do vírus.
Felizmente, a vacinação tem se mostrado eficaz e o contágio tem tido efeitos mais leves graças a ela, mostrando assim que o melhor caminho é seguir a ciência e continuar a vacinação em massa. Porém, a contaminação ainda existe e alguns cuidados ainda precisam ser tomados. Para isso encaminhamos à Secretaria de Saúde um ofício solicitando distribuição de máscaras e álcool em gel para famílias em situação de vulnerabilidade social, testagem em massa e aumento dos postos de vacinação, adoção do passaporte vacinal para entrada em lugares de alta circulação como escolas, universidades, igrejas, shoppings e afins e a retomada da campanha de conscientização da população sobre os cuidados necessários, tendo em vista que a pandemia ainda não acabou e os contágios têm crescido novamente.
Além da vacina, a prevenção também é o melhor meio para conter o avanço da pandemia, medidas simples podem evitar estragos maiores. Nosso mandato fez algumas campanhas no ano de 2021, como a entrega gratuita de máscaras PPF2, além de panfletos buscando conscientizar a população sobre o uso da máscara e sobre a importância da vacina.
Para pressionar a prefeitura a adotar essas medidas, assine o nosso abaixo assinado