Negros e negras

Negros e negras

O racismo ainda é um problema estrutural da nossa sociedade.  Em nosso país, negros compõem 56% da população, porém são os brancos que tem mais acesso à educação, saúde e a uma vida digna. Os números pioram quando falamos sobre violência policial e encarceramento em massa: 67% da população carcerária é negra, enquanto brancos ocupam 32% das celas. 8 em cada 10 pessoas assassinadas são negras. As taxas escancaram o racismo presente em nosso país, que não é só estrutural, como também é propagado abertamente. São Caetano precisa avançar nas políticas para a população negra garantindo representação, trabalho, saúde, educação e respeito aos direitos humanos.

Projeto de Lei que cria o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas
Tentaram matar Marielle, mas mal sabiam que ela era semente. Por isso, criamos esse projeto para lembrar o seu legado e debater a violência política em escolas, universidades, parques e teatros.

Projeto de Lei que cria o Dia Municipal de Luta Contra o Encarceramento da Juventude Negra
O sistema prende e mata, em sua maioria, o mesmo perfil: jovens, negros e periféricos. O dia 20 de junho foi o dia que prenderam injustamente Rafael Braga, por isso, queremos discutir a importância de políticas de desencarceramento da juventude negra.

Dia Tereza de Benguela e da Mulher Negra
As mulheres negras trabalham mais, ganham menos e são mais vítimas de violência que homens e mulheres brancas. Por isso, nesse dia queremos discutir a história da mulher negra com seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e espaços públicos do município.