Mulheres

Mulheres

Desde o início de 2021, 4 mulheres morrem a cada dia no Brasil vítimas do feminicídio. As estatísticas pioraram durante o isolamento devido à pandemia do novo coronavírus. Isso é consequência do machismo estrutural instaurado em nossa sociedade, que causa abuso, violência, desigualdade e uma série de problemáticas. Lutar contra o machismo é uma das maiores bandeiras do mandato. Somos três mulheres feministas eleitas para representar o direito das mulheres e lutar contra as opressões.

Prioridade de mães no programa Agente Jovem
Projeto de Lei que acrescenta no programa Agente Jovem a prioridade das mulheres mães, em especial, as mães solo.

Não homenagearemos Samuel Klein!
Após um conjunto de denúncias reveladas pelo portal Agência Pública de estupro e abuso de mulheres e crianças do ex-dono das Casas Bahia, Samuel Klein, apresentamos indicações para mudar o nome da Rua Samuel Klein para Rua 8 de Março e do Centro de Especialidades Médicas para Maria Odília Teixeira, primeira médica negra do país.

Moção de apoio à proposta da deputada federal Sâmia Bomfim e do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM)
APROVADA! A proposta dos deputados solicita que todas as mulheres grávidas ou puérperas sejam consideradas grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização.

Emenda que garante equidade de gênero na Comissão de Investigação e Processante da Câmara
O projeto faz parte do movimento do PSOL em todo o pais após o caso de assédio do deputado Fernando Cury (Cidadania) com a deputada Isa Penna.

Disque 180
A violência contra a mulher está presente em nossas vidas. O Disque 180 é telefone de denúncia que precisa ser amplamente divulgado. Por isso, nosso Projeto de Lei obriga que os diversos estabelecimentos da cidade, assim como o transporte público, fixem placas em locais visíveis. 

Moção de apoio a vereadora Camila Valadão (PSOL-Vitória)
Camila Valadão, vereadora do PSOL Vitória, foi questionada por vereadores sobre a roupa que estava vestindo e as palavras que usava, um claro sinal que os conservadores têm medo das mulheres no Parlamento. Não aceitaremos, estamos juntas!

Projeto de lei que institui o ensino de defesa pessoal para as mulheres, nas praças e parques
O aumento de denúncias de violência contra as mulheres é um cenário da sociedade machista e do avanço da nossa luta, porque passamos a denunciar os casos. Mas, além de atuarmos após a violência, o poder público precisa criar condições para nos defendermos, conhecermos nosso corpo e nossa força.

Projeto de lei que estabelece as diretrizes para criação do programa Centro de Parto Normal e Casa de Parto
No Brasil vivemos uma verdadeira epidemia de cesáreas, muito acima do valor recomendado pela OMS. Os Centros de Parto Normal e Casas de Parto são estabelecimentos de saúde voltados para o atendimento integral da pessoa gestante, em parto e durante o pós parto imediato em situações de risco habitual.

Projeto de Lei que cria a Lista Suja do Machismo
Incentivar iniciativas de empresas que busquem aplicar política de igualdade salarial de gênero, igualdade material de oportunidades, reparação histórica e redução da descriminação de gênero. Empresas que não cumprirem esses critérios serão incluídas em uma lista pública contra o machismo.

Projeto de Lei que Cria Diretrizes para o Acompanhamento do Parto Domiciliar
O projeto dá diretrizes para a inclusão do acompanhamento do parto domiciliar pelo SUS em São Caetano. O Parto Domiciliar tem como princípios a humanização do nascimento, a assistência baseada em evidências, os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e o direito de escolha do local de parto.

Indicação para criação do Programa Casa Abrigo
Programa que especifica condições mínimas para a oferta e manutenção de serviço de acolhimento institucional de mulheres e seus dependentes em situação de violência doméstica e familiar em casas abrigos.

Projeto de Lei que Cria o Dossiê das Mulheres Sulsancaetanenses
Um dossiê completo com dados estatísticos sobre violência contra a mulher e também o uso de todos os serviços públicos. Um importante banco de dados para análise de pesquisadoras(es) e para o desenho de políticas públicas

Requerimento para a criação da Comissão Especial dos Direitos das Mulheres
A gente chegou para ocupar e transformar! Por isso, criamos a Comissão Especial das Mulheres é composta só por vereadoras e tem o objetivo de  apreciar, elaborar estudos de problemas municipais e assuntos relativos à vida das mulheres!

Projeto de Lei que Cria o Programa de Atenção Humanizada ao Aborto Legal e Juridicamente Autorizados
O direito a realização do aborto já é permitido para salvar vida da pessoa gestante, em caso de gravidez decorrente de estupro e como em casos de anencefalia do feto. Este projeto garante o aborto legal humanizado, pela rede de assistência obstétrica, que preze pelo acolhimento, orientação e atendimento clínico adequados, com referenciais éticos, legais e bioéticos, prezando pela saúde da pessoa atendida.

Obrigatoriedade de salas adequadas para amamentação nas repartições municipais
As mulheres que desejarem manter a amamentação poderão coletar o próprio leite e armazená-lo em salas especializadas durante o horário de trabalho, para levar o leite coletado para o seu filho ou até mesmo doar o leite em um Banco.

Campanha de Enfrentamento ao Assédio e à Violência Sexual
Campanha permanente de combate ao assédio e à violência sexual com divulgação de informações,  incentivo de denúncias e enfrentamento nos equipamentos, espaços públicos e transportes coletivos.