Coronavírus

Coronavírus

Estamos vivendo uma das piores crises sanitárias da história até hoje. Nosso país já perdeu centenas de milhares de vidas, enquanto isso, estamos sendo governados por um presidente negacionista e genocida. Por isso, é importante fortalecermos o SUS, que é patrimônio do povo e o maior aliado nessa batalha. Sem nosso sistema de saúde estaríamos em uma crise ainda mais severa. Em São Caetano a pandemia tem a maior letalidade da região e a situação poderia estar bem pior sem o sistema público, Desse modo, defendemos uma ampla campanha de vacinação com transparência, o que a prefeitura não tem garantido.

Projeto de Lei que inclui a máscara PFF2 na Cesta Básica
Poder se proteger do coronavírus é um direito de toda a população, por isso, queremos garantir que a Prefeitura distribua as máscaras para quem mais precisa.

Indicação busca ativa para 2ª dose da vacina.
O DGABC mostrou que 5% das pessoas vacinadas em nossa cidade não tinham voltado para tomar a dose de reforço, por isso, indicamos a SESAUD que organizasse uma busca ativa dessas pessoas. A indicação foi ATENDIDA e esse número já caiu para 3,3% (27/04)

Indicação para entrega de PFF2 aos motoristas de ônibus pela VIPE
São Caetano paga uma das tarifas mais caras do país e, por isso, as empresas de ônibus lucram muito. Nesse momento elas precisam garantir a segurança de seus motoristas, por isso, indicamos a VIPE a distribuição da máscara PFF2 para os motoristas.

Voto de congratulações à Fundação Viva
Voto de congratulações à Associação Fundação Viva pela campanha “Vizinho Amigo” de arrecadação de alimentos, produtos de higiene materiais de limpeza para as famílias que precisam durante a crise sanitária no novo coronavírus.

Indicação para a vacinação na Fundação Viva no bairro Fundação
Indicação de vacinação dos moradores do bairro Fundação na Fundação Viva, um lugar seguro e de fácil acesso.

Indicação para a suspensão das aulas nas escolas particulares pelo avanço da pandemia da covid-19
Com a entrada da nossa região na fase emergencial do Plano São Paulo e a vitória das(os) educadoras(es) municipais com a suspensão das aulas nas escolas municipais, defendemos que as particulares também paralisem em defesa da vida.

 Indicação para inclusão de Doulas na vacinação municipal.
As doulas circulam em ambientes hospitalares e estão em contato constante com pessoas consideradas grupo de risco (gestantes). Além disso, elas estão nos grupos prioritários da vacinação no Plano Nacional, mas a Prefeitura não está cumprindo.

Indicação para que a Prefeitura publique diariamente um Boletim de Vacinação contra a Covid-19
Quantas vacinas foram aplicadas até agora? De 1ª ou 2ªdose? Para responder essas perguntas indicamos um boletim de vacinação para que se divulgue as doses aplicadas e o perfil de quem está sendo vacinado. A indicação foi parcialmente atendida.

Afastamento dos trabalhadores da educação (concursados e terceirizados) com mais de 60 anos.
A Prefeitura precisa afastar todo o grupo de risco das escolas, inclusive, os trabalhadores e trabalhadoras com mais de 60 anos, por isso, fizemos essa indicação para a SEEDUC.

Requerimento para a criação de uma Comissão Especial para tratar da vacinação contra o coronavírus
Uma Comissão Especial da Câmara para fiscalizar, elaborar estudos e o acompanhar as estratégias de vacinação contra o coronavírus em São Caetano do Sul. Com a autorização para a Prefeitura comprar vacinas, essa Comissão é de extrema importância.

Volta às aulas sem vacina não! Projeto de Lei que autoriza a suspensão das aulas presenciais enquanto a comunidade escolar não seja imunizada
O isolamento social, enquanto não temos vacina para todos, ainda é a medida mais eficaz para conter o avanço da pandemia. As escolas concentram um grande quadro de profissionais e estudantes em uma sala de aula e no transporte. Por isso defendemos que as aulas permaneçam suspensas até que a vacinação chegue para esses profissionais e a comunidade escolar.

Projeto de Lei que garante que todo cidadão deve se vacinar contra a Covid-19
Além de enfrentar a pandemia, precisamos combater também o negacionismo e as Fake News sobre a vacinação. Nossa saída da crise sanitária passa obrigatoriamente pela vacinação de toda a população.

Fila Única do SUS
Projeto de Lei construído pela Juventude por + Direitos, Cordel, EduPovo, Fundação Viva e Servidores em Ação que permite o uso temporário de leitos privados pelo município de São Caetano para evitar o colapso na rede pública

Indicação para a criação de um Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19
Em janeiro nosso mandato fez uma indicação para que fosse formulado um plano municipal de imunização para nortear a atuação o da prefeitura após a comprovação da eficácia das vacinas e o inicio da campanha de vacinação. Um mês após o inicio da vacinação, a indicação foi atendida.

Ofício ao governador para que interrompa as aulas presenciais
A pandemia está em sua pior fase, por isso, as escolas não podem continuar abertas colocando a vida de milhares de pessoas, principalmente das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação e dos familiares das crianças.

Inclusão dos cuidadores de idosos na prioridade de vacinação
Os cuidadores de idosos que atuam em domicílios são parte do grupo prioritário no plano estadual, porém, isso não ocorreu. Por isso, indicamos a inclusão desses profissionais na vacinação para garantir que cuidadores autônomos não contaminem seus pacientes e garantir a renda desses profissionais.

Criação de um boletim municipal de divulgação de casos de Covid-19 nas escolas
As aulas voltaram e a prefeitura demorou semanas para lançar um boletim oficial de casos, o que fez com que os Servidores em Ação criassem o seu próprio boletim. Nos somamos na luta com uma indicação para a Prefeitura, que foi atendida!

Projeto de Lei para rastreamento e transparência das doses da vacina de Covid-19
Em tempos de pandemia, se imunizar contra a Covid-19 é o desejo de toda a população, mas devemos garantir que as doses sejam aplicadas obedecendo a ordem prioridade dos Planos de Vacinação, sem beneficiar indevidamente qualquer pessoa.

Indicação de distribuição de máscaras PFF2 para a população nos equipamentos de saúde
Para proteger a população contra as novas cepas da Covid-19, nós indicamos ao prefeito a distribuição de máscaras mais eficazes, como a PFF2.