Não homenagearemos Samuel Klein!
Em 2018 uma rua no Centro de São Caetano do Sul teve seu nome mudado para Rua Samuel Klein. E desde 2002 o Centro de Especialidades Médicas do bairro Fundação também recebeu esse nome. Aqui vamos te explicar o porquê precisamos da sua ajuda neste abaixo-assinado para que Samuel Klein não seja mais homenageado.
Caso você ainda não conheça, ou apenas não se lembre de quem é esse nome famoso que agora recebe nome de rua, vamos te rememorar. Samuel Klein, falecido em 2014, era dono das Casas Bahia, que teve sua primeira sede aqui em São Caetano do Sul. Recentemente descobrimos, graças a entrevista inédita da Agência Pública, que Samuel Klein é acusado de diversos crimes sexuais.
A reportagem escutou mais de 35 fontes, dentre elas, mulheres abusadas, familiares, seguranças, funcionários das Casas Bahia, motoristas, vizinhos e lojistas. Isso garantiu a Pública a junção de diversos documentos e depoimentos que evidenciam uma série de abusos sexuais, estupros, inclusive, de menores, aliciamento, ameaça a familiares, suborno para evitar denúncias, fuga de citações judiciais, tudo isso, no mínimo, entre os anos 1989 e 2010.
As vítimas (que em sua maioria eram meninas menores de idade, vulneráveis economicamente) eram levadas até Samuel Klein com a promessa de ganho de brindes, produtos e dinheiro. O milionário tornava essas meninas e famílias dependente financeiramente dele em troca de garantir seus desejos sexuais por meio de intensos abusos que aconteciam, inclusive, nas sedes das Casas Bahia, como a de São Caetano, e nas suas residências luxuosas localizadas no Guarujá, Angra dos Reis e São Vicente.
A reportagem mostra que, longe de ser um caso isolado, Samuel Klein contava com a ajuda de diversas pessoas para operacionalizar esse grande esquema de aliciamento de mulheres menores de idade. Inclusive aparecem relatos da participação de seu filho, Saul Klein – ex candidato a vice-prefeito em São Caetano do Sul – que hoje também carrega denúncias muito parecidas com as de seu pai.
Samuel Klein foi um homem muito poderoso financeiramente e também influente no meio em que atuava, o que garantiu que seu esquema absurdo se perpetuasse por anos. Muitas dessas corajosas mulheres que denunciaram o caso, como aquelas que não tiveram a mesma oportunidade, merecem nossa solidariedade e respeito. Suas histórias tiveram tristes páginas de abuso vividas também aqui em nossa cidade e por isso precisamos dar respostas, exigindo justiça para e por elas. Assine esse abaixo assinado para garantirmos que Samuel Klein não seja mais homenageado!
O mandato coletivo das Mulheres por + Direitos (PSOL/SCS) pressionará o prefeito para que a rua passe a se chamar “Rua 08 de Março”, em homenagem a incansável e imprescindível luta das mulheres, para que fique o recado de que não aceitaremos tamanha violência a nós mulheres! E o Centro de Especialidades Médicas passe a se chamar “Maria Odília Teixeira”, primeira mulher negra a se tornar médica no Brasil.
Pelas nossas vidas, não aceitaremos nenhuma homenagem ao machismo!